Formadoras

A Associação Internacional de Massagem Infantil (IAIM) tem, a nível mundial, um conjunto de Formadores / Trainers credenciados pela IAIM, para desenvolverem a formação de Instrutores de Massagem Infantil, através do Programa da Fundadora Vimala McClure.

A listagem dos Formadores Internacionais encontra-se no site oficial da IAIM, assim como todas as formações (datas e cidades) internacionais agendadas em cada país associado.

Em Portugal, a IAIM tem como Formadoras Internacionais: Maria João Alvito e Ângela Súbtil.

Maria-João-Alvito-1

Maria João Alvito

Desde 2005, que esta formadora desenvolve, em diferentes cidades do nosso país, a formação em língua portuguesa credenciada pela IAIM de Instrutores de Massagem Infantil

  • Licenciada em Fisioterapia
  • Fisioterapeuta do Hospital Egas Moniz- Lisboa durante 11 anos
  • Formadora de Fisioterapeutas na área da parentalidade desde 1993
  • Credenciada pela IAIM – Londres como Instrutora de Massagem Infantil desde 2001
  • Desde 2001 trabalha com famílias na área da Massagem Infantil
  • Fisioterapeuta Coordenadora do centro Olá Mamã – Lisboa, onde trabalha com grupos de pais na Preparação do parto e Recuperação do parto
  • Co-fundadora da Associação Portuguesa de Massagem Infantil
  • Credenciada pela IAIM como Formadora Internacional de Massagem Infantil desde 2005
  • Autora e apresentadora do programa televisivo “ Mãe me quer “ – Sic Mulher – destinado a grávidas e famílias.
  • Autora de diferentes crónicas jornalísticas na área da parentalidade
ângela-subtil-1

Ângela Subtil

Em 2010 a formadora inicia-se como Trainer credenciada pela IAIM de Instrutores de Massagem Infantil.

  • 2002 Diplomada pela Internacional Association of Massage (IAIM) como Instrutora de Massagem Infantil;
  • 2003 Co-fundadora da Associação Portuguesa de Massagem Infantil (APMI);
  • 2006 a 2010 Presidente da Associação Portuguesa de Massagem Infantil;
  • 2010 Diplomada pela IAIM como Trainer – Formadora de Instrutores;
  • Fisioterapeuta formada pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão;
  • Coordenadora de formação para Pais na área Pré-Natal e Pós-Natal;
  • Organizadora e Responsável de vários eventos relacionados com o “toque”.
  • Coordenadora do Projecto Casa da Árvore (Caldas da Rainha) onde trabalha com grupos sobre processo de parentalidade, preparação para o nascimento e pós parto e Massagem infantil.
  • Instrutora do Programa de massagem nas Escolas.

COMUNICADO

Na sequência das ocorrências constatadas recentemente, algumas das quais por denúncia, e relativas ao facto de estarem a ser promovidos Cursos de Massagem Infantil destinados a profissionais de saúde por parte de entidades e profissionais não certificados pela International Association of Infant Massage, vem a Direção da A.P.M.I. informar o seguinte:

1. A A.P.M.I – Associação Portuguesa de Massagem Infantil, legalmente constituída pelas normas e regras da I.A.I.M. – International Association of Infant Massage, é em Portugal a entidade representante e reguladora do programa de formação qualificada de Massagem Infantil da I.A.I.M, cujo conteúdo e respetivas técnicas foram criados e desenvolvidos por Vimala McClure.

2. O referido programa de formação está registado e protegido por direitos de autor, pelo que a Formação de Instrutores de Massagem Infantil apenas pode ser realizada por Trainers (formadores de instrutores) credenciados para o efeito pela I.A.I.M., após uma avaliação contínua e rigorosa por parte desta.

3. Maria João Monteiro Correia de Araújo Soromenho de Alvito e Ângela Maria Leal Subtil são presentemente as únicas Trainers (formadoras de Instrutores) portuguesas credenciadas pela I.A.I.M.

4. Os profissionais de saúde que frequentam os Cursos de Instrutores de Massagem Infantil, no âmbito do programa da I.A.I.M., após a obtenção do respetivo diploma emitido pela I.A.I.M. no final do processo de formação e que os certifica como Instrutores de Massagem Infantil, apenas ficam habilitados a desenvolver o ensino das técnicas do referido programa no âmbito da formação unicamente destinada aos Pais.

5. Qualquer iniciativa de Formação para profissionais de saúde, no âmbito do programa da I.A.I.M., promovida por Instrutores credenciados pela IAIM ou mesmo por profissionais qualificados não credenciados, mesmo portadores do C.A.P., não só não é reconhecida pela A.P.M.I. e I.A.I.M. como levará estas Associações a ativarem os procedimentos legais previstos pela lei e necessários para a regularização destas fraudulentas ações. Aos prevaricadores que sejam membros da A.P.M.I., esta aplicará de imediato a sanção de exclusão de membros associados desta Associação.

Lúcia Bragança Paulino
Presidente da Direção da APMI

Lisboa, 17 de Maio de 2012

Saiba mais sobre os critérios da IAIM para a Formação de novos Formadores de Instrutores de Massagem Infantil.