Benefícios do Programa da IAIM

 

O que está certo para cada criança pode não estar certo para todas as crianças.

A Massagem do Bebé é um conjunto de técnicas que se aplicam a qualquer criança. As vantagens são muitas, de acordo com estudos e investigações decorridas até aos dias de hoje.

Os benefícios não se limitam só ao nível fisiológico, vão muito para além, pois aumentam o vínculo pais/bebés permitindo uma base de confiança, segurança e de aceitação emocional importante para o desenvolvimento positivo da personalidade do bebé.

Esta vinculação não é exclusiva da mãe podendo alargar-se ao pai, avós, educadores, etc. Mesmo que as condições para este vínculo não tenham sido as mais favoráveis, a massagem é um excelente meio para potencializar esta ligação.

1. Estimular

A massagem permite a estimulação de: sistema circulatório, sistema digestivo, sistema hormonal, sistema imunitário, sistema linfático, sistema nervoso, sistema respiratório, sistema vestibular (coordenação e balanço), desenvolvimento da linguagem, melhoria das capacidades de aprendizagem, desenvolvimento muscular e tónico, crescimento, eliminação, integração sensorial, ligações entre neurónios (a massagem promove e acelera o crescimento do revestimento de mielina) e consciência mental/corporal.

2. Aliviar

A massagem pode ajudar a aliviar: gases e cólicas, obstipação, dores gastrointestinais (digestivas), muco em excesso, dores de crescimento, tensão muscular, desconforto dos dentes, desorganização do sistema nervoso, sensibilidade ao toque, tensão física e psicológica e amaciar a pele.

3. Interagir

A interacção inclui: promoção do “bonding”, promoção de uma vinculação segura, comunicação verbal e não verbal, tempo de qualidade para a família, competências comunicacionais pré-linguísticas, atenção unilateral, sentimento de respeito, o uso dos cinco sentidos, amor, tolerância, toque nutritivo, contacto precoce com ambos os pais, empatia e imitação.

4. Relaxar

O Relaxamento pode ser demonstrado através de: melhoria nos padrões de sono, ajuda a normalizar o tónus muscular, aumento da flexibilidade, aumento dos mecanismos ambientais de coping, regulação dos estadios comportamentais, estar calmo, melhoria da capacidade de se acalmar (também conhecida como auto-regulação) redução dos níveis de stress e das hormonas de stress, níveis mais altos de relaxamento ou de hormonas anti-stress (como a ocitocina e a serotonia), redução dos níveis de hormonas do stress (como o cortisol e a noradrenalina), maiores níveis de dopamina, diminuição da hipersensibilidade ou menor hiperactividade.