Quem Somos

A Associação Portuguesa de Massagem Infantil (APMI), é uma Associação sem fins lucrativos e representa legalmente, no nosso país, o programa e as regras estabelecidas pela IAIM. É representada por Instrutores de Massagem do Bebé (CIMI) formados/credenciados com diploma da IAIM.

A APMI organiza anualmente um plano de formação de Cursos de Instrutores de Massagem Infantil por todo o País e Ilhas dado por uma das duas Trainers, formadoras certificadas pela IAIM para dar o curso a profissionais, existentes em Portugal. Estas formações são aprovadas pela IAIM e divulgadas no seu site.

Sendo a APMI a representante Portuguesa da IAIM, mantém-se um canal de comunicação com as formações, workshops e congressos internacionais, promovidos pela IAIM, assim como, estão divulgados no site da IAIM os cursos de Instrutores de Massagem do Bebé programados para Portugal. A APMI envia ainda relatórios da actividade da comunidade CIMI Portuguesa para a IAIM.

Assim, a APMI pretende, de uma forma homogénea, credenciada e qualificada, divulgar junto à população Portuguesa a Massagem do Bebé e a sua importância no desenvolvimento bio psico social.

Como nasceu a APMI?

Em 2000 e 2001 Anne Burgui e Maria João Alvito realizam o Curso de Instrutores de Massagem Infantil em Londres, sendo credenciadas pela IAIM como Instrutoras de Massagem Infantil.

Pioneiras em Portugal, começam pela 1ª vez o programa da IAIM ensinando pais e sensibilizando a população em geral sobre a importância da estimulação táctil no desenvolvimento dos bebés. Organizam o 1º curso de Instrutores de Massagem Infantil em 2002, com a formadora da IAIM Slyvie Hetú.

Em Abril de 2003, com o primeiro grupo de 12 Instrutores credenciados pela IAIM regista-se legalmente, em Portugal, a APMI- Associação Portuguesa de Massagem Infantil representante da IAIM em território nacional.

A nossa Carta de Princípios

A APMI vem por este meio esclarecer identidades e objectivos.

A Associação Portuguesa de Massagem Infantil – APMI é uma Associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, representante reconhecida da International Association of Infant Massage (IAIM).

Tem por objectivos:
1. Promover o programa da IAIM, de acordo com as directrizes da Associação Internacional de Massagem Infantil
2. Realizar formação na área da Massagem Infantil com Formadores credenciados pela IAIM
3. Fomentar e viabilizar formas de voluntariado social na área da Massagem Infantil

Para realizar os seus objectivos, a APMI propõe-se:
a) Prestar suportes de informação
b) Prestar suportes de promoção
c) Prestar formação credenciada pela IAIM

d) Prestar trabalho de voluntariado social junto a instituições materno infantis

Neste âmbito a APMI realiza e promove formação, directamente relacionada com temáticas complementares / paralelas à Massagem Infantil, cujo objectivo não colida ou interponha com os objectivos preconizados pela IAIM.

Pretende desta forma possibilitar aos sócios e interessados nesta temática a ampliação de informações e conhecimentos de forma continuada. Todos os associados da APMI são apresentados ao público através do web site, para divulgar a Massagem Infantil a nível nacional.

A APMI é responsável pela salvaguarda do registo dos dados de todos os formandos dos cursos de intrutores realizados em Portugal, quer perante os próprios, quer perante a IAIM. Garante a confidencialidade dos mesmos e a não cedência e utilização destes para qualquer fim que não seja divulgar informação da própria / IAIM- APMI relevantes para estes.

A APMI através dos orgãos directivos e Assembleias Gerais define um programa anual, quer para a formação de base, quer para a formação continuada dos seus sócios e instrutores da IAIM.

Deste modo, no site oficial da APMI referenciamos os eventos (com nomes, datas e características) para contactos dos interessados, sendo a informação prestada da responsabilidade de cada entidade organizadora. A APMI não inclui no seu plano de acção o secretáriado destes eventos, sendo da inteira responsabilidade dos organizadores a divulgação directa dos referidos eventos.

A APMI sempre salvaguardou o interesse na sensibilização da sociedade portuguesa – quer do publico em geral, quer dos diferentes profissionais – da importância da estimulacão táctil ao longo do desenvolvimento da criança e suas famílias.

Continuaremos a colaborar com as diferentes entidades que respeitam a nossa identidade e objectos sociais.

Cordialmente, a Direcção da APMI.

Comunicado sobre Formação de Massagem Infantil

Na sequência das ocorrências constatadas recentemente, algumas das quais por denúncia, e relativas ao facto de estarem a ser promovidos Cursos de Massagem Infantil destinados a profissionais de saúde por parte de entidades e profissionais não certificados pela International Association of Infant Massage, vem a Direção da A.P.M.I. informar o seguinte:

Veja o comunicado da direcção sobre os cursos de Massagem Infantil para profissionais.